(Isaias 58:3 a 10)
Deus Jeová sempre se preocupou com os pobres, tanto que exigiu de Israel que nas lavouras deixasse os cantos, rabiscos e as espigas que caíssem para os pobres e estrangeiros apanha-las para si, examinemos o que diz a Bíblia, (Lev.19:9 e 10) “Quando também segardes a sega da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega. Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o SENHOR, vosso Deus”. Ainda em (Levítico 23:22) “E, quando segardes a sega da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o SENHOR, vosso Deus”.
Até mesmo nos dias de festas eles não se esqueciam dos pobres, veja o que diz em (Ester 9:22) “Como os dias em que os judeus tiveram repouso dos seus inimigos e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria e de luto em dia de folguedo; para que os fizessem dias de banquetes e de alegria e de mandarem presentes uns aos outros e dádivas aos pobres”.
Todas as ajudas que se fazem aos pobres devem ser feitas diante de Deus e não diante dos homens. Não se toca a trombeta por isso, a Bíblia diz que a mão esquerda não deve saber o que faz a direita, (Mateus 6:3) “Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita”. Está escrito em (Provérbios 19:17) “Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício”. O que oprime o pobre provoca a Deus, (Provérbios 14:31) “O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o”. O que dá pão ao pobre terá recompensa, (Provérbios 22:9) “O que é de bons olhos será abençoado, porque deu do seu pão ao pobre”. Todavia, tudo o que se faz, deve ser feito diante de Deus e não devemos tocar trombeta, isto é, não fazer para ser visto pelo povo, como fazem hoje, anunciam-se até em jornais assim procedendo já receberam galardão.
Na graça, o pobre não foi esquecido, o Senhor dele se lembrou, (Mateus 11:5) “Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho”. Deus escolhera os pobres para fazê-los ricos na fé, (Tiago 2:5) “Ouvi, meus amados irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam”? As Igrejas da Macedônia e Acaia também se lembraram dos pobres, (Romanos 15:26) “Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém”. A Palavra de Deus recomenda a não esquecer dos pobres e Paulo confirma isso em (Gálatas 2:10) ...“Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência”.
O trabalho de Assistência Social em beneficio dos pobres além de ser uma ordem, rende muitas graças a Deus, (2 Coríntios 9:12) “Porque a administração desse serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também redunda em muitas graças, que se dão a Deus”.
O serviço assistencial é essencial, e deve ser feito, porém, isso não é suficiente para salvação de alguém porque dar um prato de comida ou uma roupa a quem necessita é nossa obrigação e é efeito da salvação operante em nós.
Deus jamais se esquecera dos pobres, porém, o objetivo da obra de Deus é a salvação da alma. Certa ocasião Jesus disse: “Os pobres sempre tendes convosco, mas a mim nem sempre tendes”. É preciso que nos preocupemos com os pobres, mas é necessário preocuparmos mais com as almas e com a vida diante do Senhor. A preocupação com os necessitados devem ser frutos da nossa comunhão com Deus, temos o exemplo de Zaqueu escrito em (Lucas 19:8) “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”.
Não podemos fazer dos serviços assistenciais um meio de salvação, mas como fruto dela. Faça esse trabalho em silêncio, até em oculto e o Senhor te retribuirá, você não perderá o galardão dessa obra. Deus jamais se esquecera da raça humana, tanto que enviou Seu único Filho para a salvação daquele que crer seja pobre ou rico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário